Para a dimensão do Desporto, não existe grandes informações na cidade de Castelo Branco. As pessoas com quem falámos que faziam ciclismo e participavam em provas, não se mostraram muito recetivas em gravar a entrevista mas o que nos disseram em off foi que há provas esporádicas, de 15 em 15 dias com grandes metas onde participam por equipas, sozinhas e pela desportiva/convívio normalmente ao fim de semana. Em termos de treino é cada um por si por incompatibilidade de horários, pois não são profissionais de ciclismo e utilizam a camisola em representação do seu clube.
​
Os clubes que existem são muito poucos e de pouca procura, por exemplo, a União Lousense, no momento das entrevistas era constituída por 2 atletas, sendo um deles o diretor do clube.
Outras entidades que normalmente organizam eventos onde os ciclistas residentes em Castelo Branco participam são a Associação de cicloturismo de Idanha-a-Nova (ACIN), a Bike Store (localizada no Fundão) e a Associação de Alcains ligada à equipa de ciclismo Papa Léguas